sábado, 7 de abril de 2012

Notícias do CONSINASEFE

Segue abaixo um resumo do 26º CONSINASEFE que contou com a presença dos nossos delegados sindicais: Ederlan, Macário e Erick Antônio, que ajudaram a aleger a nova diretoria, retribuindo o apoio dado da direção nacional a nossa entidade nesse começo difícil. Issoe foi fundamental para nossa existência.

A coordenação-geral da Seção Porto Velho gostaria de destacar também que estamos mais fortes quanto sindicato em Rondônia, pois junto com a chapa vencedora para direção nacional assumindo o cargo de 2º tesoureiro temos o representante do nosso estado e do IFRO o professor Edilberto Fernandes Syryczyk - SS. Colorado do Oeste- RO, além da professora Maria Aparecida da Silva Rodrigues - SS. Pimenta Bueno-RO como Coordenadora Jurídica e Relação de Trabalho. Ambos poderão intervir por nosso estado nas situações que se fizerem necessárias, além de estarem presentes nas reuniões com MPOG, ministro da educação, encontros entre as entidades sindicais entre outros.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

26º CONSINASEFE debate desafios da expansão da rede e elege nova direção nacional
Seg, 02 de abril de 2012 13:20
Com o objetivo de debater os desafios trazidos pela expansão da rede federal de ensino básico, profissional e tecnológico e eleger a direção nacional para o período 2012-2014, teve início nesta quinta-feira (29/03), o 26º CONSINASEFE. A abertura do evento, em Brasília-DF, contou com a participação de mais de 400 pessoas, dentre delegados(as), observadores(as) e convidados(as).
Entidades convidadas e a coordenação geral do SINASEFE fizeram falas breves durante a mesa de abertura. Paulo Barela, representante da Central Sindical e Popular - CSP-Conlutas, destacou a necessidade de mobilização dos servidores federais, chamando atenção para a greve nacional prevista para 25 de abril. Fernando Rodal, da Confederação dos Educadores da América-CEA, defendeu que a consciência permanente da necessidade de lutar contribui para uma transformação cotidiana.
Josevaldo Cunha, representando o Sindicato Nacional dos Docentes da Instituições de Ensino Superior – ANDES-SN, afirmou que a entidade deseja que as discussões do 26º CONSINASEFE fortaleçam o SINASEFE. Ana Carolina Sarmento, da Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico – FENET, destacou a importância de estreitar os laços entre os trabalhadores e a comunidade escolar para fortalecer a luta em defesa da educação pública. Sérgio Pedini, do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – CONIF, afirmou que a entidade tem interesse em construir uma agenda conjunta com o SINASEFE.

Análise de conjuntura

Analisando a conjuntura, Zé Maria (CSP-Conlutas) comentou os cenários nacional e internacional, chamando atenção para os processos de mobilização recentes. Ele defendeu a importância da participação dos trabalhadores(as) no 1º Congresso Nacional da CSP-Conlutas, e também na greve nacional prevista para 25 de abril de 2012.

Fernando Rodal, da CEA, reforçou a análise sobre o cenário internacional e afirmou que a luta pela educação pública deve ser feita a nível mundial. Hélvio Mariano, do ANDES-SN, fez a crítica da situação de precarizacão na rede federal e das péssimas condições de trabalho em diversas instituições.

Os desafios do SINASEFE diante da expansão da rede
Representações das áreas sindical, de gestão e de pesquisa, enriqueceram o debate sobre o tema central do 26º CONSINASEFE, realizado no segundo dia do evento. Valério Arcary, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Paulo César Pereira, reitor do Instituto Federal do Goiás e Jonas Magalhães, pesquisador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, apresentaram diversos olhares sobre a expansão da rede federal.

Paulo César defendeu que os recursos do PRONATEC não podem mercantilizar a educação, e que o tratamento dado pelo programa às instituições pode estar equivocado. Destacou ainda a necessidade de articulação entre a rede federal e a educação estadual, defendendo que a qualificação contribui para a emancipação.

Jonas Magalhães, também comentando o PRONATEC, afirmou que a iniciativa não caminha com a defesa do ensino médio integrado e com a universalização da Educação. Para ele, não basta criar os institutos, é necessário criar as condições adequadas para o desenvolvimento das atividades.

Valério Arcary traçou um breve panorama histórico da rede federal, explicando alguns dos fundamentos do ensino técnico e profissionalizante no Brasil. Lembrou que os gestores não se dão conta que o funcionamento de uma escola é muito mais caro que a construção. Ele também fez a crítica à atual situação da Educação e à expansão da rede, que, segundo Arcary, não tem nenhum planejamento e não recebeu a contribuição das entidades sindicais. “Não somos soldados para receber ordens, somos sujeitos ativos”, destacou Valério.

Durante o debate do tema, participantes de vários estados apresentaram mais informações e posicionamentos sobre o tema. A maioria destacou que a participação dos trabalhadores no processo de formulação das políticas é fundamental para que a expansão seja feita de uma forma que não precarize o trabalho. Além disso, deve ser feita com o objetivo de manter a qualidade da educação oferecida nas instituições, e não apenas com visão quantitativa.

Previdência complementar

No terceiro dia de debates, Lucieni Pereira da Silva, auditora Federal de Controle Externo e diretora do Sindilegis, palestrou sobre a Previdência Complementar aprovada recentemente pelo Congresso.
Além das informações técnicas aprofundadas sobre o tema, Lucieni também frisou o quanto essa medida é prejudicial aos trabalhadores(as). Ela relembrou a mobilização para a rejeição do projeto de lei, no Senado e na Câmara, e destacou que a mobilização precisa ser ainda mais forte agora que o projeto deve virar lei e deve ser combatido pelos trabalhadores(as).

Eleições

Quatro chapas participaram do processo eleitoral do SINASEFE: Sinasefe Para Lutar, Inconfidentes – Avançando na Luta e na Democracia, Unidos Pela Base e Movimento Ética e Independência. Também foram eleitos os membros do novo Conselho Fiscal.
Números:
Eleitores: 384
Sinasefe para lutar: 188 (50,40%)
Inconfidentes Avançando na Luta e na Democracia: 33 (8,85%)
Unidos pela base: 96 (25,74%)
Movimento Ética e Independência: 56 (15,01%)
Abstenções: 3
Nulos: 8
Brancos: 0

Direção Nacional (Gestão 2012-2014)

COORDENAÇÃO GERAL:
Carlos David de Carvalho Lobão - SINTEF-PB
Gutenberg de Almeida Nascimento – SS. IFES-ES
Silvio de Jesus Rotter – SINDSIFCE-CE

COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS:
SECRETÁRIA GERAL: Flávia Maria de Carvalho SINTEF-GO
1º TESOUREIRO: Eulálio José do Lago Costa- SINDSIFCE-CE
2º TESOUREIRO: Edilberto Fernandes Syryczyk - SS. Colorado do Oeste- RO

COORDENAÇÃO DE PESSOAL:
DOCENTE: Carlos Magno Augusto Sampaio - SS. Santa Inês-BA
TÉCNICO-ADM: José Carlos de Souza – SS. Recife-PE
APOSENTADA: Marli Gonçalves Borges
COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO:
SECRETÁRIO: Bruno Andrade da Silva - SS. Belém-PA
SECRETÁRIA-ADJUNTO: Eugênia Tavares Martins– SINDSIFCE-CE
COORDENAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CULTURAIS:
SECRETÁRIA: Geovana Garcia Terra – SS. Rio do Sul-SC
SECRETÁRIO-ADJUNTO: Marcos Aurélio Neves - SS.CEFET-SC
COORDENAÇÃO DE FORMAÇÃO POLÍTICA E RELAÇÕES SINDICAIS:
SECRETÁRIO: David Moreno Montenegro – SINDSIFCE-CE
SECRETÁRIO-ADJUNTO: Luiz Sérgio Ribeiro – SINDSCOPE-RJ

COORDENAÇÃO JURÍDICA E RELAÇÃO DE TRABALHO:
SECRETÁRIO: Maria Aparecida da Silva Rodrigues - SS. Pimenta Bueno-RO
SECRETÁRIO-ADJUNTO: Shilton Roque dos Santos- SS. Natal-RN

SUPLENTES DA DIREÇÃO NACIONAL:
William do Nascimento Carvalho – SINDSCOPE-RJ
Silvana Alves Pedroso Ritalino Barbosa
Edmar da Rocha Marques– SINDSCOPE-RJ
Alexandre Fleming Vasques Bastos – SINTIETFAL-AL
Wolhfagon Costa de Araújo
Aluísio Gomes Coelho
Paulo Salvador Almeida
Marcelo Teixeira da Silva
Isaias dos Santos
Aldemir Versani de Souza Callou

Conselho Fiscal:
TITULARES:
Luis Clodoaldo Alves Lopes
Aquiles da Silva Santos
Jaime Pessanha Tavares

SUPLENTES:
Luiz Otávio Monteiro Barroso
Joir Benedito Proença Amorim
Claudemir Figueiredo Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário