quinta-feira, 23 de maio de 2013

Seções sindicais participam de 1ª reunião com novo reitor


Reivindicações entregues ao novo reitor do IFRO



As seções sindicais do SINASEFE dos municípios de Porto Velho, Colorado do Oeste, Ji-Paraná, Vilhena e Ariquemes se reuniram na tarde desta quinta-feira (23) com o novo reitor do Instituto Federal de Rondônia, Écio Duarte. Na pauta, entrega de antigas reivindicações da categoria e apresentação oficial do SINASEFE à atual gestão, como forma de resguardar as conquistas e os direitos dos servidores em Rondônia.
 Além de explicarem o funcionamento do Sindicato no Estado, cada campus com sua Seção Sindical, eles apresentaram a preocupação do movimento com a expansão da Rede sem a devida estruturação e resguardo das condições de trabalho. Os representantes solicitaram a criação de um canal permanente de comunicação com as seções, estabelecendo um calendário de reuniões. Outros pontos levantados foram em relação à minuta da carga horária docente, entre outros fatores, pela não representação sindical na comissão. Questão que também levou à solicitação de reestruturação da Comissão de Ética, pela ausência da categoria na atual composição.



  Seções Sindicais em primeira reunião com reitor Écio Duarte


Mostrando-se aberto a conversar e a ouvir, dando como exemplo de que a própria reunião ainda na primeira semana de sua chegada era uma demonstração prática disso, Écio Duarte fez questão de enfatizar que esta será uma gestão voltada para a legalidade, acrescida de parcimônia, democracia, diálogo e publicidade dos atos.


O professor de Colorado do Oeste, Edilberto Syryczyk, representante do SINASEFE Nacional, enfatizou durante a reunião que mesmo que se tenha embates entre os sindicatos e a direção do Instituto, como ocorre em qualquer processo democrático, era importante enfatizar que “estamos para ser parceiros da instituição, não para atacar”.

Ainda foram tocados nos seguintes temas: 30 horas para os TAEs, assédio moral, direito de greve, preocupação com o diálogo e a democracia, eleições internas, atenção especial ao ensino, pesquisa e extensão, continuidade dos projetos de Minter e Dinter, além de visitas aos campi, às salas de professores e à obra do campus Calama. Aproveitando a oportunidade, os representantes sindicais deram boas-vindas ao professor Écio e sua equipe, acreditando que um novo período esteja aberto para a luta pelos direitos dos servidores do IFRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário