quinta-feira, 20 de setembro de 2012

SINASEFE e IFRO fazem primeira reunião no pós-greve


A reunião solicitada pela Seção Porto Velho para discutir os temas da Pauta Local, feita pelos servidores que participaram da maior greve nacional, aconteceu nesse dia 19 de setembro, quarta-feira, na sala de reuniões da reitoria. Participaram dirigentes do Sindicato, Comando Local de Greve e Reitor e Direções Gerais dos Campi Calama e Zona Norte, de Porto Velho.

A greve iniciou no dia 13 de julho e se encerrou dia 10 de setembro, alcançando avanços nacionais, mas deixando lacunas abertas no quesito plano de carreira docente, por exemplo. Nova reunião entre gestores do IFRO e as seções sindicais que aderiram ao movimento de greve será realizada na próxima semana.

Na pauta de reivindicações estavam 48 itens em debate, começando às 16 horas e se encerrando por volta das 19h30, que tiveram os seguintes encaminhamentos:


Ensino

1)      Agilizar o funcionamento SIGA EDU
Encaminhamento: A utilização de softwares livres é uma política do governo federal, e a Rede Federal de Educação, por meio da Renap, está estruturando, mas não conseguiu avançar na velocidade da expansão da rede. Setec vai contratar empresa para acelerar o SIGA-EDU, conforme deliberação do Conif. Já o SIGA-ADM será substituído pelo sistema do IFRN. Sobre inserção de dados, será marcada uma reunião no câmpus com a DGTI/CTTI/Direção de Ensino para definir quem vai inserir os dados, a solicitação é que seja individualizada/cada professor.

2)      Revisão do Projeto Político-Pedagógico dos Câmpus Porto Velho Calama
Encaminhamento: Proen constituirá comissão que trabalhará o PPP Institucional, depois do encaminhamento dos diretores de ensino. A participação no processo de construção dessa política será aberta aos servidores.

3)      Abertura de turmas e cursos de modo racional, considerando as limitações de pessoal, recursos e espaço  físico, e considerando demanda social e audiências públicas
Encaminhamento: O IFRO tem feito audiências públicas, aplicado pesquisas e visitado setores políticos para iniciar suas unidades e cursos. Segundo Reitor, o que puder ofertar oferta, caso contrário, não. Colégio Dirigente da próxima semana discutirá o tema. IFRO realizará concurso para contratação de 121 professores e 249 técnicos administrativos, e outros dois concursos em 2013.

4)      Oferecimento de cursos técnico e/ou tecnológico em mecânica somente após apresentação de demanda social, audiência pública e ampliação dos recursos

Encaminhamento: Pesquisa inicial, aplicada em 2008, apontou essa demanda. Pode ser vista nas atas e no estudo do processo de implantação do câmpus, que a direção do câmpus ficou de apresentar aos servidores.

5)      Revisão das ementas das disciplinas pelos professores que ministrarão as disciplinas
Encaminhamento: Foi feito em 2011, com a servidora Patrícia.

6)      Revisão imediata do CDD
Encaminhamento: DG diz que foram feitos os trâmites pela Dpae e aprovado em 2011. O reitor diz que o Regimento Interno deve iniciar construção este ano e todos deverão participar, inclusive o Sindicato.

DGP
7)      Comissão de avaliação de estágio probatório Docente e Técnico Administrativo em cada Campus do IFRO
Encaminhamento: Segundo Diretora de Pessoal, não é possível ainda cada câmpus ter a sua, porque nem todos têm servidores estáveis no cargo. Existem comissões em Colorado, em Vilhena, em Ji-Paraná/Cacoal e na Reitoria/Ariquemes/ Porto Velho. Mas em breve isso será possível e será descentralizado até o ano que vem.

8)      Liberação de carga horária dos servidores dirigentes da Seção Sindical  Porto Velho para atividades de interesse da categoria, sempre que necessário
Encaminhamento: Negociação deve ser feita com chefia imediata para atividades esporádicas. Sobre necessidade de liberação de servidor para exercer função sindical, conforme solicitação da nacional, será necessário repor horas ou ir juntando horas de trabalho.

9)      Liberdade para os servidores docentes cumprirem a carga  horária onde lhe for mais conveniente, seja no campus ou fora dele, desde que não prejudique o cumprimento das aulas e das atividades de pesquisa e extensão
Encaminhamento: Resolução 12 estará em pauta no Colégio de Dirigentes e deve sair comissão para atualização. Serão aceitas sugestões. Dentre as atividades docentes estão ensino, pesquisa, extensão e administração. Será feito estudo de atividades a serem desenvolvidas dentro e fora da instituição, para essa flexibilização poder acontecer.

10)   Progressão docente em 18 meses para os servidores que já deram entrada
Encaminhamento: Vão estudar melhor a resolução nacional antes de dar resposta.

11)   Liberação de 12 horas semanais da carga horária para os servidores cursarem capacitações, nos moldes do IFSP
Encaminhamento: DGP solicita tempo para estudar o projeto do IFSP entregue pelo Sinasefe. E informa que PRODIN e PROPESQ estão buscando recursos para capacitação em mestrado e doutorado.

12)   Abertura de novos concursos para Docentes e  TAES considerando a expansão do número de alunos e cursos
Encaminhamento: IFRO realizará concurso para contratação de 121 professores e 249 técnicos administrativos, e outros dois concursos em 2013. Antes do concurso terá concurso de remoção. Também estão assinando contrato de estágio com o Câmpus Porto Velho e será assinado também com instituições de nível superior.

13)   Instituição de comissão para revisão da Resolução n.12 do CONSUP com participação do SINASEFE
Encaminhamento: Será analisado no Colégio de Dirigentes da próxima semana.

14)   Criação de um programa de valorização docente, que estimule a pesquisa, a extensão e o ensino básico e pós-graduado
Encaminhamento: Questão será amenizada com a revisão da Resolução 12 e com projetos das duas Pró-Reitorias (PRODIN e PROPESQ)

* Bolsa de Extensão para alunos é de R$ 150 e a de pesquisa é de R$ 100, o que tira o incentivo de se participar dos programas de pesquisa. Desta forma, direção do câmpus diz que é possível ter a bolsa complementação.  
* Sobre o espaço destinado à pesquisa, direção do câmpus fala que existe a sala da pós-graduação com 60 lugares e o laboratório de informática (20 lugares). Se buscará fontes de recursos para terem espaço destinados à pesquisa.

15)   Implantação das 30 horas semanais para os servidores técnico administrativos do IFRO, conforme minuta protocolada nesta Reitoria
Encaminhamento: Está na pauta do Colégio de Dirigentes da próxima semana. Depois terá que passar pelo Consup. O Sinasefe pode enviar e-mail para presidente da Comissão e solicitar o documento em que consta a decisão do grupo instituído pela Reitoria.

16)   Agilização dos processos de progressão dos servidores do IFRO
Encaminhamento: A DGP diz aceitar a ata, documento complementar que mostra que o diploma está sendo expedido pela universidade.

17)   Publicação de  Resolução que oriente a liberação das atividades para os servidores cursarem  Mestrado e Doutorado, conforme previsto na resposta do Secretário de Educação Profissional e  Tecnológica, Marcos Antonio de Oliveira(Conforme oficio em anexo)
Encaminhamento: Resolução 7. Este item é ligado à solicitação de concessão de liberação para estudo aos moldes do IFSP. Também será revisto o direito de “liberação” destinados apenas aos mestrados/doutorados institucionais para quem está cursando esses Stricto sensu e tem somente direito ao horário especial de estudante. Desta forma, todos teriam o mesmo direito.

18)   Implantação de uma  política efetiva de capacitação de servidores, conforme as necessidades indicadas por eles e as necessidades do setor
Encaminhamento: Problemas foram os cortes de verbas deste ano, alega a gestão.

19)   Firmar  convênio e estabelecer parceria com SIASS para promover uma política de qualidade de vida aos servidores do Campus e Reitoria
Encaminhamento: Pouca gente na DGP e no SIASS para efetivarem de fato esta parceria. Está dentro do plano de ação e haverá contratação de pessoal para isso.

INFRAESTRUTURA
20)   Melhoria das condições de trabalho nos campi de Porto Velho e Reitoria do IFRO
Encaminhamento: MEC e CONIF estão com comissão de avaliação das obras da expansão II e III. Setor de Compras e Licitação está com número muito reduzido de pessoas e novamente será necessário treinar a equipe nova que está ou chegará ao setor.

21)   Aquisição de acervo técnico e literário
Encaminhamento: Demanda deve ser inserida no plano de ação, porque a licitação de livros é uma das mais difíceis.

22)    Disponibilização imediata de impressora multifuncional a laser 4 na sala dos professores
Encaminhamento: Será definido em reunião do câmpus.

23)   Disponibilização de  espaço específico para atividades de pesquisa, extensão e orientação de bolsistas
Encaminhamento: Conforme orientação já passada, há espaço destinado a estas atividades. A sala da pós-graduação (60 lugares) e o laboratório de informática (20 lugares).

24)   Disponibilização de armários para guarda de material dos docentes
Encaminhamento: Tem armários segundo a direção, sendo necessário solicitar a chave com o Jucélio.

25)    Área  esportiva e laboratório para Educação Física
Encaminhamento: Reitor já pediu prioridade na obra do campo e do ginásio. Os problemas de luz e ventilação dos blocos novos devem ser repassados à Direção do Câmpus.

26)   Licitação para implantação de Restaurante Universitário, com alimentação de qualidade e a preços acessíveis aos estudantes
Encaminhamento: RUs não foram estendidos aos IFs, e esta é uma reivindicação que deve ser feita junto ao MEC, porque não tem orçamento. Reitor diz que será parceiro nesta reivindicação. Atualmente o câmpus possui 30 bolsistas com subsídio na alimentação. Obra aumentará o espaço da cozinha e em breve sairá edital para novo explorador do espaço.

27)   Disponibilização de espaço para  funcionamento da seção  sindical SINASEFE  Porto Velho
Encaminhamento: Será possível no novo câmpus.

28)   Aceleração da obra do Campus Porto Velho Calama, prestação de contas e definição de prazo para conclusão da obra
Encaminhamento: Há problemas sérios a serem resolvidos e IFRO está cobrando do IFAM  e construtora soluções. Obra será entregue, conforme previsão do Reitor, no meio do ano que vem. A comissão do MEC está acompanhando essa obra. IFAM quer passar para Rondônia, mas IFRO não aceitará.


GESTÃO
29)   Melhoria do serviço de comunicação de dados
Encaminhamento: RNP está prorrogando nossa solicitação. Embratel poderá dobrar o link a ser dividido entre câmpus e reitoria.

30)   Disponibilização  imediata da folha de pontos docente na sala dos  professores
Encaminhamento: Será tema da reunião no Câmpus.

31)    Ampliação dos recursos para atividades de pesquisa e extensão
Encaminhamento: Já foi contemplado em item anterior. Terá sim mais recursos para pesquisa e extensão.

32)   Portaria imediata designando representante sindical do SINASEFE para participação no CONSUP
Encaminhamento: Vai aguardar decisão nacional.

33)   Participação do SINASEFE e dos servidores em geral na elaboração do novo PDI do IFRO
Encaminhamento: PDI atual vence em 2014 e terá atualização.

34)   Participação do SINASEFE e dos servidores em geral na revisão do Regimento Interno
Encaminhamento: Terá participação dos servidores na construção do documento. E reitor explica que é necessário que tenha minuta elaborada antes para que seja discutida pela comunidade escolar.

35)   Transparência no uso de diárias e passagens, com divulgação dessas informações em mural e site do IFRO
Encaminhamento: DGP vai retomar o Boletim e deve ser agilizado o Boletim de Serviços do IFRO.

36)   Criação Imediata do  Conselho Escolar
Encaminhamento: Com a greve adiou-se a eleição. O próximo Consup deve aprovar um novo calendário.

37)   Reconhecimento imediato do  Grêmio estudantil
Encaminhamento: Uma comissão formada por um servidor indicado pelo câmpus e outro pelo Sinasefe acompanhará para aconselhamento dos alunos, até eleição dos representantes estudantis.

38)   Compra de equipamentos de proteção individual para alunos, professores e técnicos
Encaminhamento: Para servidores, é necessário apenas solicitar a compra. Verão como será feito no caso dos alunos. A comissão que fez a visita técnica ao IFRO divulgará os locais em que serão destinados adicionais de insalubridade/periculosidade ou EPIs necessários.

39)   Definir  atribuições dos servidores nos setores de trabalho
Encaminhamento: De acordo.  

40)   Melhorar comunicação entre as coordenações do Campus
Encaminhamento: De acordo.  

41)   Fim dos desvios de função
Encaminhamento: Há previsão no plano de carreira dos professores, lei 11.854 (?) o assessoramento e trabalho na gestão.

42)   Não emissão de portaria sem o consentimento prévio do servidor
Encaminhamento: De acordo.  

43)   Gestão democrática da Educação no IFRO
Encaminhamento: Setec é quem emite a lista dos câmpus que farão eleição, aqui deve ocorrer em 2014, quando se completam os cinco anos de implantação.

44)   Cumprimento dos acordos firmados em reuniões e assembleias sindicais
Encaminhamento: Está sendo anotado para ser cumprido.

45)   Sigilo de correspondência (e-mail, envelopes, encomendas)
Encaminhamento: Necessidade de se fazer uma reclamação formal para que seja aberto processo sobre possíveis problemas ocorridos. Um memorando circular orientará sobre o assunto.

46)   Fim de todas as formas de assédio moral no câmpus Porto Velho Calama, Zona Norte e Reitoria
Encaminhamento: Consenso para que não haja problemas.
* Caso da servidora Adriana e futuramente do servidor Alexandre –  corte em folha/desconto de ponto em função de participação na greve foi para a direção nacional do Sinasefe. Segundo reitor, caso deverá realmente ser decidido por via judicial.

47)   Apuração das denúncias de abusos de autoridade e conduta patrimonialista e antissindical da Diretora Geral do Câmpus Porto Velho Calama (Mércia Gomes Bessa Coelho) e da ex- diretora de Ensino (Gracilene Nunes da Silva)
Encaminhamento: Consenso de que não deve haver abusos de ambas as partes, devendo servir de exemplo para os próximos movimentos, que serão feitos em defesa dos trabalhadores e não em função de questões pessoais. Os abusos de autoridade serão apurados.

48)   Apuração das denúncias e queixas representadas pelos estudantes contra a gestão do Câmpus Porto Velho Calama
Encaminhamento: Que o atual Diretor de Ensino possa intermediar esta questão.
* Reposição: terá negociação entre seções sindicais e reitoria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário