domingo, 1 de julho de 2012

FASUBRA e a Secretaria de Ensino Superior do MEC

Fonte: Cirdes Nunes Moreira

Reunião do CNG/FASUBRA com o MEC/SESU.
Na manha dessa quinta-feira, 28/06, durante o ato do Banco Central a direção da FASUBRA recebeu um telefonema onde estava sendo convidada pelo MEC para uma reunião as 16h30 do mesmo dia.
Prontamente o CNG organizou uma comissão que se dirigiu ao MEC para a reunião, onde fomos recebidos pelo Secretário Executivo do MEC, Henrique Paim e sua equipe.
O secretário abriu a reunião dizendo que o Ministro da Educação Aloísio Mercadante ao perceber que havia uma movimentação da greve dos técnicos administrativos solicitou que o MEC recebesse a FASUBRA. Pediram desculpas pela demora em atender o nosso oficio de pedido de audiência que foi protocolado logo após a deflagração da greve, afirmando que o MEC está sempre de portas abertas para a FASUBRA.
A representação Federação iniciou fazendo um histórico sobre as negociações mal sucedidas com o governo, bem como de todo o processo culminou com a deflagração da greve pela categoria a partir do dia 11/06. Destacou a força do movimento com a adesão de quase 50 universidades já na primeira semana de greve e que hoje tínhamos 57 universidades  paralisadas.
A bancada da FASUBRA colocou com precisão a disposição do Comando Nacional de Greve e da Direção Nacional em negociar a nossa pauta e da importância em se ter o MEC numa posição de aliado na busca de diálogo com o MPOG para se solucionar o conflito instalado com o movimento paredista.
 Foi destacado, ainda, que caso o governo siga na direção de ignorar o nosso movimento desconsiderando nossa greve, a insatisfação tenderá a crescer bem como as ações do nosso movimento paredista serão cada vez mais contundentes.
 Aproveitamos para informar que pela manhã de quinta- feira ( 28/06) o Comando Nacional de Greve da FASUBRA protocolou no MEC um ofício avisando que os Téc. Administrativos das IFES irão suspender o processo das matriculas do SISU como resposta a indisposição do governo em não abrir negociações com a nossa categoria em greve.
Foi colocado ainda pela bancada sindical que não vamos aceitar que o governo abra negociações e tenha proposta somente para os docentes em greve. A negociação deve se dar com todos e por isso exigimos que o MPOG receba imediatamente nossa categoria em greve para negociar. Reafirmando que o Ministro da Educação precisava assim como fez com os docentes abrir para os Téc.Administrativos um canal de dialogo com o MPOG.
A representação do MEC retomou a palavra dizendo que não havia proposta e negociações com os docentes. Que o governo fez uma sinalização, mas esse processo ainda não está concretizado, pois o governo está ainda analisando o que fazer e como proceder. Que a crise econômica dificulta a construção de alguma proposta aos movimentos grevistas. Afirmou que ainda que demore um pouco para atender ao pedido de audiência da FASUBRA, estará sempre de portas abertas para nos receber. Mostrou muita preocupação com a suspensão das matriculas do SISU e pediu para que o nosso movimento refletisse melhor sobre isso.
A bancada sindical do CNG/FASUBRA respondeu com segurança aos representantes do MEC que a responsabilidade sobre todas as ações da nossa greve é do governo, pois quem está demonstrando indisposição de negociar é o governo à medida que não apresenta uma proposta para a FASUBRA em greve. Alertou que a insatisfação na base da categoria é muito forte e quanto mais o governo ignorar nossa pauta de reivindicações, mais a greve demonstrará a sua força com ações contundentes e expressivas. Reafirmamos com veemência a disposição do nosso movimento em negociar! E que qualquer boato ou afirmação do contrário seria uma inverdade.
A representação do MEC retomou a palavra destacando que considera legitima as reivindicações do movimento, e firmou o compromisso de procurar o MPOG o mais rápido possível para abrir um canal de negociações para a FASUBRA. Questionados sobre o prazo para  nos dar um retorno sobre esse possível canal de dialogo com o MPOG, a representação do MEC se comprometeu a dar um retorno ao CNG/FASUBRA na semana que vem, provavelmente na terça.

http://grevenasifes.blogspot.com.br/2012/06/relatorio-da-reuniao-acontecida-ontem.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário